reflexão
re.fle.xão
(cs) sf (lat reflexione) 1 Ato ou efeito de refletir. 2 Prudência, juízo, tino, pensamento sério. 3 Meditação. 4 Volta ou retrocesso que faz o corpo elástico, saltando do corpo a que foi bater. 5 Desvio de direção que sofre um corpo, quando, animado de certa velocidade, encontra outro corpo resistente; ricochete. 6 Retorno da luz ou do som. 7 Fís Fenômeno que se verifica quando um raio de luz ou de calor incide sobre uma superfície plana e polida, voltando para o meio de onde partiu. 8 Psicol Ato em virtude do qual o pensamento se volta sobre si mesmo para examinar seus elementos e combinações. 9 Filos Atenção aplicada às operações do entendimento, aos fenômenos da consciência e às próprias idéias. 10 Consideração atenta de algum assunto; cálculo, raciocínio; aplicação do entendimento, da razão. 11 Argumento, comentário, observação, ponderação. 12 Argumento contrário, objeção, réplica. R. completa, Filos: o estudo do pensamento; a razão debruçando-se sobre si mesma. R. moral: exame de consciência.
Portanto, a ideia (agora sem acento) deste blog é aplicar este fenômeno às situações corriqueiras, que muitas vezes são tomadas como "normal" (que seguem a norma), mas na verdade são assustadoras, maravilhosas etc etc.
Claro, talvez este padrão se desvirtue, mas espero que se mantenha sempre o espírito inicial, de estimular o raciocínio e a crítica saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário